segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A polêmica sobre a praça Tomaz Pereira

Depois que foram divulgadas as imagens do projeto da nova praça Tomaz Pereira, a polêmica tomou conta do município.

Sem olhar pelo lado de oposicionista à atual administração municipal, sendo apenas crítico no sentido construtivo, devo opinar sobre o assunto, até porque amo esta cidade e desejo vê-la sempre bela e agradável.

Fica claro que a polêmica é focada em dois pontos: (1) a presença de um palco para eventos culturais e artísticos e (2) a posição do busto de Tomaz Pereira.

Sobre o palco, acho um erro nos sentidos arquitetônico e paisagístico, pois é uma estrutura "pesada" e que esconde do observador vários panoramas da praça. Por exemplo, quem trafega pelo largo da prefeitura terá dificuldades de ver o que se tem por detrás do palco, inclusive deixará os estabelecimentos comerciais da ponta do mirante defronte a um paredão.

Sobre o busto de Tomáz Pereira, faço as letras do jornalista Valdir Julião as minhas, quando este entende que a mudança de lugar e a posição do busto voltado para a linda "casa dos Pereiras" é um retrocesso no cuidado com a história do município. (veja aqui a opinião do jornalista Valdir Julião sobre o tema)

Assim, vejo que houve falta de visão estratégica da equipe da administração atual que aprovou este projeto que proporcionará, sem sombra de dúvida, um constrangimento à população quando a nova praça virar assunto de piadas e chacotas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário